Final do ano letivo chega e com ele traz preocupações e cobranças, tanto de nós mesmos como dos outros. Quando você se lembra que precisa prestar vestibular, enem, cursinho, ajudar nas despesas de casa, encontrar um trabalho e ainda ir pra escola. Enfim, não é uma tarefa nada fácil pra quem está saindo da escola e indo rumo a universidade.

Assim que saímos do fundamental, notamos o quão complicado é crescer. Não basta apenas você levar as coisas no "deixa pra depois" ou "mais tarde eu faço", porque as coisas nunca vão esperar por nós. Eu mesma, por exemplo, esperei pelas coisas. Posso dizer que não saíram como esperava, eu fui deixando tudo pra depois e quando fui ver já não tinha mais como escapar das minhas obrigações. Aí eu tive que encarar. E você que está lendo isso agora, também tem.

Eu sei que é mega complicado ouvir das pessoas críticas destrutivas, do tipo: "você não vai conseguir", "mas é isso mesmo que quer fazer?", "por que você não vai fazer nada?". A única coisa que sentimos vontade de fazer quando ouvimos isso é: chorar, desistir, fugir. Mas não será assim que você vai se sentir melhor, as pessoas não vão deixar de cobrar você, você não vai deixar de cobrar a si mesmo se desistir. Pelo contrário, você só vai se sentir pior. Não pelas críticas, mas vai ser por você. Ter aquele sentimento de se achar incapaz em tudo o que faz, vai por mim, sentir isso é péssimo. Pode ser que o problema não esteja só na pressão escolar. Pode ser que tenha em casa, amigos, trabalho...Isso acaba se misturando em tudo, eu sei como é sentir dentro de uma bola de neve. É por isso que devemos buscar por nossas forças. Como?

A primeira delas é tirar um tempo só para você. Ficar um tempo sozinha(o) organizando suas ideias, planos e metas. Sem pensar no que as pessoas vão dizer, nos obstáculos, nos tombos, apenas em você. Feito isso, anote tudo e vá aos poucos realizando suas metas. Encontre pessoas em que possam te inspirar ou as que podem te dar total apoio. Ter sempre em mente que: Obstáculos sempre vão existir, mas a escolha vai ser sua, querer encara-los ou não.

Você também pode fazer como eu, uma lista do que pode evitar/afastar e de coisas nas quais deve se aproximar. Por exemplo, você pode se afastar de pessoas tóxicas que só sabem te deixar pra baixo e aproximar-se de pessoas que realmente se importam com o seu bem.

"E o que fazer com toda a pressão e as cobranças?" A melhor coisa a se fazer, mesmo sendo clichê é: ignorar. Toda pessoa ao longo de sua vida ou carreira também passa por isso, não tem como fazer com que alguém pare, mas você pode. E deve. Tem uma coisa que eu digo sempre pra mim mesma quando estou em situações assim: quanto mais críticas destrutivas eu ouvir, mais vontade de fazer as coisas eu terei. E, é verdade. Quanto mais as pessoas falam que não vou conseguir, mais vontade eu tenho de ir atrás. Pra provar não só para os outros mas também pra mim que eu sou capaz de conseguir. E, eu também acredito que você é capaz de conseguir.

Lembre-se, pensamentos positivos atraem coisas positivas. Deixe o pessimismo de lado, não é porque alguém disse que você não vai conseguir que você terá que desistir. Jamais. Siga sempre seus planos e acredite neles. E principalmente, acredite em você. Quando isso acontecer, verás o quão forte e capaz tu és.


Deixe um comentário

Tecnologia do Blogger.